Mediar Acordos

Ambiente multiportas de resolução de conflitos empresariais

Soluções para sua empresa​​

Disponibilizamos  os serviços de negociação e conciliação online para auxiliar o setor  jurídico e ouvidoria das empresas na resolução de reclamações e processos na fase pré- processual e judicial. 

Desenvolvemos soluções completas para atuar na prevenção e resolução de processos, propiciando economia e celeridade, garantindo, assim, a satisfação das partes e finalização da lide.

Como funciona

Conciliação online

A empresa envia as informações dos processos a serem conciliados conforme procedimento:

1

Convite

Os conciliadores entram em contato com as partes e convidam os envolvidos para a sessão online.

2

Sessão online

Aceito o convite, as partes participam de uma sessão online conduzida por um conciliador, que atua facilitando o diálogo a fim de obter o acordo.

3

Termo ou DTF

Finalizaremos com a emissão do Termo de Acordo ou a Declaração de Tentativa Frustada - DTF

Negociação Online

A negociação inicia-se com o recebimento da base de processos e alçadas disponibilizadas pela empresa. Conforme procedimento:

1


Contato

Os negociadores entram em contato com o consumidor ou patrono para informar o interesse em uma solução consensual. Além disso, apresentam a proposta inicial.

2

Entendimento

O negociador aplica técnicas de comunicação e negociação para propiciar entendimento comum, buscando viabilizar o acordo. Se necessário, são geradas contrapropostas

3

Acordo

Havendo acordo, a negociação é finalizada com a emissão de um Termo, se não houver acordo, a tentativa é finalizada. Se não for possível o contato com as partes, finalizamos com a emissão da Declaração de Tentativa Frustrada - DTF

Setores de atuação

A Mediar Group disponibiliza um ambiente online para facilitar o diálogo e a resolução de demandas em diversos setores.

Agronegócio

O Brasil é ​referência no​ agronegócio​, o setor ​ representa boa parte do PIB brasileiro​ e​ tem forte impacto na economia do país. Para que se mantenha forte e em constante crescimento no mercado, é necessário que os conflitos sejam solucionados de maneira célere e econômica visando minimizar custos. ​Disputas em  contratos agrários, arrendamentos​,​ compra e venda de insumos, commodities e outras ​questões podem ser solucionadas por meio ​da mediação. O grande benefício ​do procedimento ​é a economia, a rapidez e a participação das partes na elaboração do acordo - ​disputas dessa natureza precisam de decisões técnicas. ​Com a mediação online é possível  reduzir o número de conflitos, gerar economia e, ​assim​, impulsionar o setor.

Saúde

Os casos envolvendo saúde suplementar são recorrentes nos tribunais brasileiros. As demandas são delicadas e precisam de soluções práticas, céleres e humanizadas. A judicialização envolvendo planos de saúde é muito onerosa para as operadoras, o acordo é a melhor maneira de evitar demandas judiciais, gastos e ainda manter os beneficiários. A Mediar Group possui uma equipe de conciliadores capacitados para atuar nas demandas que envolvam o setor, esse profissional vai criar um canal de comunicação entre o convênio e o beneficiário. O conciliador busca alternativas que vão de encontro com a política da empresa e que atenda a necessidade do cliente.

Seguros

Processos envolvendo seguradoras são naturalmente morosos, seja para a verificação de danos, como também para a delimitação da respectiva extensão e responsabilidade, de acordo com o que foi contratado na apólice, colocando em lados opostos, seguradora e segurado. O Conselho Nacional de Justiça apurou o número de acionamentos jurídicos contra as companhias de seguro no ano passado, foram registrados mais de 310 mil processos contra as seguradoras.

Serviços Essenciais

O Brasil possui cerca de 78,6 milhões de processos em andamento, de acordo com o Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, a máquina judiciária brasileira está assoberbada de ações, mas a conciliação e a negociação podem mudar o panorama. Empresas de saneamento básico, concessionárias de energia e operadoras de telefonia podem utilizar o procedimento para solucionar as demandas sem passar pelo trâmite judicial. O acordo pode ser realizado em poucos dias e atende as duas partes envolvidas.

Companhias aéreas

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (Ibaer), o número de ações contra companhias aéreas aumentou de 64 mil (2018) para 109 mil no primeiro semestre de 2019. O processo é uma alternativa cara e morosa, mas a solução para problemas como: mala extraviada, voo cancelado ou outra adversidade que o cliente pode enfrentar enquanto viaja, é simples, econômica, célere e online. Para garantir o direito do consumidor insatisfeito, não é necessário acionar a Justiça.

Comércio eletrônico

No e-commerce algumas falhas podem acontecer, extravio de mercadoria, envio de produtos com falhas ou até mesmo errados. O grande diferencial que as empresas podem oferecer, é uma solução célere, segura e prática, a conciliação online. A postura conciliatória e o atendimento diferenciado oferecido pela empresa garantem a satisfação do cliente e isso faz com que ele compre novamente. Vale destacar que o procedimento também pode ser utilizado em ações que já estão em tramitação. A judicialização desses casos podem levar meses ou até mesmo anos para alcançar uma solução e a sentença proferida pode não colocar fim à disputa. A conciliação é efetiva antes, durante ou após a instauração do processo judicial.

Construção civil

Defeitos na construção, atraso na entrega das obras, inadimplência na compra de um empreendimento, questões trabalhistas, contrato com fornecedores e outros problemas podem acabar nas filas dos tribunais. Atuar de maneira preventiva e efetiva nas resoluções de demandas desse setor, é fundamental para o bom funcionamento das construtoras e prestadoras de serviço. O processo pode ser longo e oneroso, mas com a mediação online, a solução é rápida e econômica.

Bancos e Financeiras

Reclamações de cobranças indevidas, juros abusivos, ações de revisão de dívidas bancárias e até mesmo ações para cancelamento de conta param no Poder Judiciário e nem sempre é constatada a irregularidade. A boa notícia é que para resolver esses conflitos é simples, lidar com esse setor pode ser um pouco delicado, mas a Mediar Group possui um serviço especializado e com soluções modernas e inovadoras. O litígio é um problema comum no setor financeiro, é altamente necessário preveni-los e administrá-los de maneira simples, segura e eficiente.

Instituições educacionais

Concluir uma graduação ou um curso de especialização é o desejo de muitos brasileiros, mas, às vezes, algumas dificuldades podem surgir durante o percurso. O conflito entre a instituição e o aluno não precisa colocar fim ao sonho de conquistar o diploma, com a Mediar group, é possível solucionar todas as disputas que envolvam o setor educacional por meio da conciliação online. A nossa equipe é especializada e capacitada para tratar essas demandas e atender as urgências das partes.

vantagens

Redução de custos

O processo representa um alto custo para a empresa, os gastos envolvidos na ação podem consumir boa parte do seu faturamento. De acordo com o estudo "Custos das empresas para litigar judicialmente", as instituições gastam cerca de R$ 157 bilhões em ações processuais por ano. Dessa forma, mostra-se mais eficiente e menos onerosa a busca por soluções consensuais que visam o acordo na fase pré-processual e processual.

Celeridade

O volume de processos que tramitam nos tribunais torna o Poder Judiciário moroso, mesmo com o empenho dos magistrados e servidores, não é possível dar vazão ao estoque de processos - que cresce exponencialmente a cada ano. Os métodos autocompositvos além de garantir Justiça, são altamente céleres. Um processo pode levar décadas para alcançar um desfecha, ainda assim, há o risco da sentença não agradar as partes .As questões mais simples podem ser solucionadas em dias e as situações mais complexas alcançam um desfecho em semanas.

Praticidade

Hoje o mundo é conectado, compras, pagamentos, reuniões e até mesmo atendimentos pode ser realizados com o auxílio da internet. Solucionar um conflito não poderia ser diferente, a Mediar Group possui uma plataforma completa, intuitiva e simples para que os clientes solucionem suas demandas. O nosso atendimento é multiplataforma, pode ser executados em diversos aparelhos eletrônicos com acesso à internet. Conforto, praticidade e comodidade para facilitar a vida dos consumidores.

Sigilo

A confidencialidade é um dos princípios fundamentais da Lei de Mediação (Lei 13,140/2015). A Mediar Group preza pela integridade de seus clientes e assegura o sigilo em todos os procedimentos realizados. Essa é uma maneira de garantir o sucesso do acordo, as partes ficam mais à vontade para um diálogo aberto. Importante ressaltar que nenhuma informação poderá ser utilizada em um processo judicial - caso as partes não cheguem em um consenso.

Imagem Positiva

A postura conciliatória e a abertura do diálogo com o cliente solidificam a boa-fé da empresa para solucionar conflitos. Essa conduta gera uma imagem positiva para a instituição perante os parceiros, clientes e até mesmo à Justiça.

Satisfação e manutenção dos clientes

A escuta ativa é um das técnicas utilizadas na conciliação para auxiliar as partes na elaboração do acordo. Assim, é possível que os clientes falem suas queixas, necessidades e expectativas em relação às tratativas. Ao solucionar o conflito, a parte fica satisfeita e permanece consumindo e até mesmo indicando os serviços da empresa.

FAQ

Perguntas frequentes

A conciliação extrajudicial online é um procedimento que busca colocar fim a uma disputa por meio do diálogo. O conciliador é um profissional imparcial e neutro que auxilia as partes na construção do acordo, apresentando soluções simples e que atenda às necessidades das partes.

É semelhante à conciliação, mas, neste caso, o procedimento é conduzido pelo mediador, terceiro neutro e imparcial, que facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos. Esse profissional, estabelece a comunicação entre os envolvidos no conflito e incentiva a autonomia das partes para que a busca  da solução que atenda a ambos.

Negociação é um método autocompositivo de resolução de conflitos em que as partes dialogam diretamente. Diferente dos outros procedimentos, terceiros não interferem nas propostas das partes, somente disponibilizam meios para que essas propostas sejam levadas para a parte contrária de uma maneira mais simples.

A empresa encaminha para a Mediar Group os processos que deseja conciliar. Entraremos em contato com as partes para convidá-los para a reunião online. Após finalizar o procedimento, será emitido o termo de acordo.  Esse termo possui validade jurídica.

O procedimento é dinâmico e pode ser utilizado de forma preventiva, no SAC/Ouvidoria, na fase pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizado, quando o processo está em curso ou até mesmo após a sentença proferida.

O trabalho oferecido pela Mediar Group preza pela simplicidade, agilidade e satisfação dos clientes. Assim que recebemos a base de demandas, a equipe de conciliadores e mediadores entra em contato com as partes para a construção do acordo. As tratativas podem ser finalizadas em 7 dias ou um mês.

Sim, o procedimento realizado pela Mediar Group não exclui a atuação dos advogados. O profissional pode participar das sessões e prestar aconselhamento jurídico para os clientes, se a parte achar necessário.

Praticamente todos os conflitos são passíveis de acordo. A conciliação/mediação é muito eficaz em conflitos de diversos setores: bancos, instituições de ensino, mercado online, operadoras de saúde, seguradoras, varejo e até mesmo conflitos trabalhistas.

Fale Conosco

2020 © Todos os Direitos Reservados Mediar Group