Afinal, o que é conciliação?

Você já deve ter ouvido sobre a conciliação, mas não entende ou simplesmente desconhece o procedimento. A conciliação é um método alternativo à jurisdição que busca desburocratizar as demandas que estão no judiciário. Em outras palavras, a conciliação é um procedimento célere, econômico e eficaz de solucionar um conflito. 

A conciliação online é uma verdadeira aliada para aqueles que buscam solucionar sua demanda de maneira rápida, simples e a baixo custo. Falando em despesas, um processo não é caro apenas para as partes que arcam com honorários dos advogados, honorários sucumbenciais, juros, custos processuais e outros. O Estado também tem uma parcela a ser paga em disputas judiciais. De acordo com os dados do relatório Justiça em Números, a despesa total do Poder Judiciário no ano passado foi de R$ 93,7 bilhões.  

Solucionar um conflito por meio da conciliação vai além do benefício econômico e da redução do tempo, o procedimento também diminui o desgaste emocional. É comum acompanharmos casos que se arrastam por anos na Justiça, a espera por um desfecho pode vir acompanhada de ansiedade, estresse e outros problemas psicológicos. Essas questões também são tratadas durantes a sessão. 

Os envolvidos em uma ação chegam em um acordo com o auxílio de uma terceira pessoa neutra – o conciliador. Esse profissional tem um papel fundamental na construção do acordo, ele cria uma ponte entre as partes e contribui de maneira efetiva para que a solução seja favorável para os litigantes. 

Vale destacar que a conciliação pode ser utilizada em vários casos: conflitos nas áreas da saúde, varejo, seguradoras, e outros casos que envolvam direito do consumidor , todos podem ser solucionados pela via alternativa.