É possível recuperar créditos sem cobrar?

Quando uma instituição enfrenta problemas de inadimplência é comum investir em empresas de cobranças e renegociações de dívidas, mas nem sempre esse é o melhor caminho. Esses serviços utilizam abordagem própria que frequentemente causa constrangimento, assim a negociação com o cliente acaba sendo prejudicada ou sequer iniciada.

A conciliação é uma ferramenta de pacificação dinâmica e pode ser utilizada em diversos conflitos, como questões familiares, conflitos condominiais e disputas que envolvam direito do consumidor, por exemplo. Outra área em que o procedimento pode ser aplicado é na recuperação de crédito. 

O método autocomposítivo é a melhor alternativa para quem precisa recuperar receita e fidelizar o cliente, já que a abordagem busca facilitar a comunicação, diferente daquele conhecido efeito negativo e constrangedor da cobrança. Conheça os benefícios:

– Redução de custos:

Uma instituição que está com a saúde financeira comprometida precisa de soluções inteligentes e dinâmicas para recuperar crédito. É menos oneroso e mais efetivo contratar uma câmara privada para realizar os acordos, isso evita a terceirização de cobrança e ações judiciais. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 35% dos consumidores estão dispostos a realizar um acordo com os credores, ou seja, querem quitar a dívida, mas as condições não são favoráveis, é necessária a intervenção de um terceiro para a construção do acordo.  

– Facilidade e agilidade: 

O procedimento é simples, a Mediar Group, por exemplo, atua tanto na negociação de inadimplências, dando suporte ao jurídico da empresa para solucionar os processos por meio do acordo. São apresentadas propostas personalizadas para cada cliente levando em consideração a sua situação financeira, permitindo ao consumidor ter voz ativa durante as negociações. 

– Fidelização do cliente:

Se o consumidor não realiza mais compras por ser considerado um mau pagador, a conciliação é a oportunidade de fidelizá-lo. Quando a instituição mostra que está disposta a solucionar o conflito e permite que o cliente participe na construção do acordo faz com que ele tenha uma imagem positiva da empresa.  

 A Mediar Group possui uma equipe de negociadores e conciliadores capacitados para te ajudar a recuperar créditos por meio da conciliação – técnica inovadora, segura e incentivada pelos tribunais. 

#acordo #conciliação #recuperaçãodecrédito #negociação #consumidor