Seguradoras reduzem custos e fidelizam clientes com uso da conciliação on-line

É comum as seguradoras enfrentarem problemas com os clientes. Como é uma área delicada as pessoas pensam primeiro em buscar a solução na justiça e essa alternativa pode levar meses ou até mesmo anos para chegar ao fim. Em alguns casos, o cliente nem comunica a empresa que está envolvido em uma situação e busca um desfecho direto nos tribunais. Isso acontece muitas vezes até mesmo por falta de informação. 

A conciliação surge como uma aliada para as companhias, oferecendo redução dos custos e celeridade na resolução de conflitos. A Solução beneficia a todos. É um escape para os clientes que anseiam ter a sua demanda solucionada de forma mais rápida. Para as seguradoras a conciliação permite a redução dos custos com o processo judicial ou ainda, por meio da atuação preventiva – evitar que novos processos ocorram.

De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há no Brasil 80 milhões de processos, sendo que, em 2016 foram registrados 860.245 casos envolvendo seguradoras. A alternativa para esses casos é a conciliação. O procedimento é simples, pode ser feito online e apresenta benefícios mútuos, redução do desgaste emocional e segurança para as partes. Os clientes possuem voz ativa durante as negociações e isso faz com que eles adotem uma postura conciliatória. 

Um processo envolvendo seguradora é naturalmente moroso, por isso, é necessário realizar uma apuração de danos para descobrir a natureza, a extensão do sinistro e realizar uma análise para verificar se o segurado está coberto ou não. É um meio delicado, que precisa ser apreciado com muito cuidado, nesse contexto, a abordagem consensual é uma solução eficiente e satisfatória. 

Transparência, cordialidade e agilidade estão presentes nos procedimentos adotados na conciliação online, que podem inclusive representar potencial atração futura deste consumidor para os produtos oferecidos pela empresa, à medida que passam a enxergar o esforço da empresa em resolver seus conflitos de forma amigável.

A conciliação é uma ferramenta de pacificação que tem o poder de recuperar receitas, evitar o ingresso de novos processos, reduzir a morosidade na solução de conflitos e fidelizar o cliente. 

#mediargroup #especialistasemacordo #conciliação #negociação #acordo #seguradoras #CNJ